Sistema de Numeração
Exemplos: Estoque de uma empresa e guarda-roupa.
2º) A UCP realiza duas funções primordiais: a “cerebral”, de interpretar as ações que devem ser executadas por conta de uma determinada instrução de máquina, e a “executiva”, de efetivamente realizar aquela operação interpretada.
3º) A memória tem duas funções básicas:
Armazenamento de programas, dados, informações e instruções, processados pela UCP. A operação associada a esta ação é de escrita ou gravação (“write”).
Recuperação de elementos armazenados nela. A operação de leitura (“read”). 4º) Os dispositivos de Entrada e Saída servem basicamente para permitir que o sistema de computação se comunique com o mundo exterior, realizando ainda, além da interligação, a conversação das linguagens do sistema para a linguagem do meio exterior (caracteres de nossas linguagens) e vice-versa.
Exemplos de dispositivos de Entrada: teclado, mouse.
Exemplos de dispositivos de Saída: monitor, caixas de som.
5º) Uma empresa com 3 mil funcionários, teria que ter 3 mil registros. Em cada registro desses, teria que ter um arquivo com nomes, números de documentos dos colaboradores (CPF, RG, Título Eleitoral, CNTP) e dados pessoais. Teria que ter também um registro com arquivos sobre itens relacionados à saúde de cada trabalhador. Além desse, haveria a necessidade de ter outro registro com arquivos relacionados à faltas, férias e salários de cada colaborador. Isso tudo guardado em gavetas, organizado em ordem de número de matricula.
6º) Bit: conhecido também como algarismo binário ou dígito binário, é a menor unidade de informação armazenável em um computador. Pode ter somente dois valores: 0 e 1.
Byte: é um grupo ordenado de 8 bits, tratados de forma individual, como unidade de armazenamento e transferência.
Palavra: é um valor fixo e constante para um dado