Sistema de numeração
SUMÁRIO
1. Introdução Pag. 4
2. Nosso Sistema de Numeração Pag. 5
3. Conclusão Pag. 7
Introdução
Durante toda a história, assim como a palavra, o número também passou por diversas mudanças na sua representação. Os símbolos “9”, “nove”, “IX”, são numerais diferentes que representam o mesmo número, apenas escrito em idiomas e épocas distintas.
Sistema de Numeração é um sistema que representa números de uma forma consistente, representando uma grande quantidade de números úteis, dando a cada número uma única representação, reflete as estruturas algébricas e aritméticas dos números.
Foram criados então símbolos e regras originando assim os diferentes Sistemas de Numeração.
O sistema de numeração que usamos é um sistema decimal, pois contamos em grupos de 10. A palavra decimal tem origem na palavra latina descem, que significa 10. Ele foi inventado pelos hindus, aperfeiçoado e levado para a Europa pelos árabes. Daí o nome indo-arábico. Além disso, ele serve para contar objetos.
A civilização romana foi sem dúvida a mais importante entre as civilizações antigas.
Assim como outros povos, a necessidade de contar seus bens, como ovelhas, plantações, soldados, fez com que os romanos tivessem necessidade de criar seu próprio sistema numérico. Só que os romanos foram muito espertos: ao invés de inventar outros símbolos, os romanos usaram as letras de seu alfabeto para representar os números.
Veja como funciona sistema de numeração romano As 7 letras que os Romanos utilizavam como numerais são:
I 1
V 5
X 10
L 50
C 100
D 500
M 1000 Repetindo