Sistema de informação geografica
Definição
Um Sistema de Informação Geográfica (GIS) é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais, que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
(Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/)
É uma base de dados computacional que permite aos usuários a organização de informação cartográfica de diferentes fontes. Essa informação depois de registrada no sistema torna-se consistente, permitindo que diferentes níveis de informação (temas) possam ser combinados de acordo com as necessidades de análise.
(Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais (Departamento de Agricultura - http://www.dag.ufla.br/)
Um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS) é um sistema de informação que grava, armazena e analisa as informações espaciais sobre os elementos que compõem a superfície da Terra, facilitando a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
Um SIG pode gerar imagens de uma área em duas ou três dimensões, representando elementos naturais, junto a elementos artificiais.
Muitos bancos de dados do SIG consistem de conjuntos de dados que são agrupados em camadas.
Cada camada representa um determinado tipo de dado geográfico, que podem ser combinadas em uma só imagem.
[pic]
(www.ncddc.noaa.gov)
Um SIG é projetado para aceitar dados de uma grande variedade de fontes, incluindo mapas, fotografias de satélites, textos impressos ou estatísticas.
O SIG converte todos os dados geográficos em um código digital e é programado para processar as informações e, em seguida, obter as imagens.
Devido à natureza geográfica dos objetos, os dados GIS são referenciados espacialmente. Cada objeto encontrado num GIS pode ser relacionado com alguma localidade na Terra e pode ser cartografado. Os objetos num GIS são definidos pelas suas posições e pelos múltiplos atributos que descrevem as