SISTEMA DE INDICADOR DE QUALIDADE EM UMA CONSTRUÇÃO
CARDONÁZIO, Rodolfo; FILHO, Edson Hermínio NUNES, Edson Luis. Sistema de Indicador de Qualidade em uma Construção.
UNIFIL
RESUMO
Atualmente o mercado da construção civil exige muito. Os clientes estão impondo exigências cada vez mais amplas, onde aumenta a competitividade das empresas, isso resulta na modernização das empresas, ou seja, na busca por maior qualidade. O aumento da eficiência dos processos e um melhor controle e monitoramento das etapas de execução das obras, são dois fatores de essencial importância para a modernização das empresas. Utilizando os sistemas de indicadores de desempenho, as construtoras conseguem alcançar o nível de cobrança imposto pelo mercado. A utilização do sistema de indicadores apresenta resultados que possibilitam aperfeiçoar a gestão e os processos envolvidos na execução de obras de edificações. Implantando o sistema de indicadores de desempenho as empresas ganharam uma arma poderosa e eficiente no processo de gestão da execução de obras de edificação, onde não beneficia somente a empresa, mas também os colaboradores.
Palavras – Chave: Obras, Empresas, Eficiência, Fatores
INTRODUÇÃO
A engenharia é uma área muito ampla, sendo um importante setor para economia brasileira, onde gera muitos empregos em diversos tipos de setores, responsável por suprir uma das necessidades básica do ser humano, a moradia.
Para suprir a crescente expectativa dos consumidores em relação à qualidade dos produtos e serviços, empresas começam a investir cada vez mais em gestão de qualidade, a fim de garantir sua permanência no mercado.
A economia global apresenta uma nova ordem, onde as empresas do mundo inteiro competem acirradamente numa busca descomedida pelos clientes, a fim de ampliar a remuneração do capital. Nesse contexto, a competitividade é condição básica de sobrevivência, sujeitando as empresas a adaptarem-se as mudanças impostas pelo mercado.
Surge então a