Sistema de Gestão Ambiental – O Boticário
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (DCET) COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (COLEP)
Engenharia da Sustentabilidade
Título: Sistema de Gestão Ambiental – O Boticário
Semestre: 2013.2 Discente: André de Mendonça, Fabiano Ferreira, Herick Pereira, Iracema Santos, Micaella Silva
Data: 11//11/2013
Professor: Ênio Rezende
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Sistema de Gestão Ambiental da empresa O Boticário, como a mesma atua no sentido de diminuir os impactos ambientais de seu negócio e como trata a variável ambiental nos seus processos de gestão.
A preocupação com as questões ambientais desde a segunda metade do século XX vem assumindo gradativamente maior relevância no que se refere ao ramo empresarial, um dos motivos disto deve-se ao papel dos consumidores, que passaram a procurar produtos e serviços ambientalmente corretos (DIAS, 2009). E com o mercado cada vez mais competitivo, agradar o consumidor em mais este aspecto vêm se tornando um componente obrigatório para as empresas que querem sobreviver neste ambiente de extrema competição.
De acordo com Gheno (2006), o sistema de gestão ambiental (SGA) é o conjunto de políticas e de práticas administrativas e operacionais que visam à saúde, à segurança de pessoas e à proteção do meio ambiente. Os benefícios das empresas que adotam o SGA, segundo Donaire (2009) são: estratégicos através da renovação de portfólio, da melhoria nas relações de trabalho e da criatividade para novos desafios. Também atingirá aumento na produtividade, melhoria na imagem institucional e alto comprometimento do pessoal. Haverá melhoria nas relações com os órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas, além de acesso assegurado ao mercado externo e melhor adequação aos padrões ambientais.
O setor de cosméticos é mais um dos que aderiram ao novo cenário de desenvolvimento sustentável. Por ser um setor que utiliza como insumos água,