Sistema de geração
A população na America latina é de 7% da mundial,enquanto o consumo de energia primaria da America latina é 4,7% do consumo mundial,o que mostra uma desigualdade.Agora,se observamos as fontes de energia primarias,a participação da America latina varia:
*5,8% em petróleo;
*4,0% em gás natural
*0,8% em nuclear;
*21,1% em hidroeletricidade;
A presença de geração nuclear de eletricidade na America latina,portanto é menos de 1% da geração nuclear no mundo.Fica restrita a Brasil,Argentina e México .Enquanto isso,a da hidroeletricidade supera 20% Brasil,Venezuela e Peru estão entre os dez países com maiores recursos hídricos do mundo.
O planejamento da operação de um sistema de geração de energia elétrica (seja ele termoelétrico, hidroelétrico ou hidrotérmico) busca determinar quais unidades geradoras e os respectivos níveis de geração que devem ser utilizados no atendimento à demanda (mercado de energia elétrica), em cada intervalo de planejamento, de forma que o custo operativo associado ao uso dessas unidades seja o mínimo possível, devendo levar em consideração as diversas restrições relacionadas ao desempenho das unidades geradoras, bem como algumas restrições do sistema eletro energético tais como: requisito de reserva, comportamento do sistema de transmissão, etc.
A dificuldade em planejar a operação de sistemas geradores de energia elétrica evoluiu com o crescimento da capacidade de geração, e com o uso cada vez mais freqüente desta forma de energia, para o funcionamento e desenvolvimento das sociedades modernas. Os primeiros sistemas elétricos de potência forneciam energia basicamente para a iluminação, e eram constituídos por apenas uma unidades geradora, térmica ou hidráulica. Os sistemas geravam a energia solicitada; na eventualidade de não conseguirem atender a demanda reprimiam o consumo, isto é, “cortavam carga”. Pode-se afirmar que inexistia o problema do planejamento da operação. Rapidamente, a energia