Sistema de geração e transmissão de energia
O conjunto de equipamentos utilizados para gerar e transmitir a energia necessária para a operação da sonda tem o objetivo de manter os equipamentos energizados durante a operação de perfuração. Dependendo do modo de transmissão de energia para os equipamentos (guincho, bombas de lama, mesa rotativa e pequenos motores AC), as sondas de perfuração são classificadas em sondas mecânicas ou diesel – elétricas.
Este sistema é responsável pelo suprimento de toda energia consumida na sonda: guincho, bombas de lama, mesa rotativa, iluminação, etc.. A evolução desse sistema, dentro do contexto de sondas rotativas, foi de puramente mecânico ao atual diesel-elétrico.
Os vários motores são ligados a “compounds” no qual são conectados os principais equipamentos de perfuração; usam-se ainda conversores de torque e embreagens. a) Fontes de energia
A energia necessária para acionamento dos equipamentos de uma sonda de perfuração é normalmente fornecida por motores diesel.
Nas sondas marítimas em que existia produção de gás é comum e econômica a utilização de turbinas a gás para geração de energia para toda plataforma.
Quando disponível, a utilização da energia elétrica de redes públicas pode ser vantajosas, principalmente quando o tempo de permanência da sonda em cada locação for elevado.
Uma característica importante nos equipamentos de uma sonda, e que afeta o processo de transmissão de energia, é a necessidade deles operarem com velocidade e torque variáveis. b) Sondas mecânicas
Nas sondas mecânicas, a energia gerada nos motores diesel é levada a uma transmissão principal (compound) através de acoplamentos hidráulicos ( conversores de torque) e embreagens. O compound é constituído de diversos eixos, rodas dentadas e correntes que distribuem a energia a todos os sistemas da sonda
Esquema de uma sonda mecânica com cinco motores diesel
As embreagens permitem que os motores sejam acoplados ou desacoplados do