Sistema De Finan As
Quando se pretende expandir um negócio, é preciso conhecer as fontes de recursos e modalidades de aplicações.
Todo empreendedor para expandir sua empresa tem que saber quais as fontes de recursos e qual é a mais adequada para seu negócio.
Existem 5 opções para fontes de recursos:
Capital próprio: é o valor líquido do patrimônio de uma empresa;
Capital de terceiros: são recursos obtidos junta a Instituições Financeiras, a título de empréstimos, financiamentos ou junto a fornecedores na aquisição de mercadorias a prazo;
Linhas de crédito bancário: é um contrato que uma empresa firma com um banco ou financiador, que assegura a disponibilidade de um empréstimo até determinado montante, em determinadas condições, para poder ser usado quando a empresa sentir necessidade.
Ou seja, não se trata de um empréstimo, trata-se apenas de garantir antecipadamente a disponibilidade desse empréstimo em caso de necessidade.
Linhas de fomento e subvenção: é um instrumento a mais para promover e estimular o desenvolvimento e o progresso voltado para tornar mais fácil o acesso ao crédito. É uma forma ágil e produtiva de apoiar projetos que vão gerar emprego e renda para a sociedade.
Capital de risco: é uma forma de financiamento em que a entidade financiadora- Sociedade de capital de Risco (SCR), assume uma participação no capital da empresa. A relação com as empresas participadas, temporária e de médio/longo prazo, passa pela tomada de uma posição minoritária na sua estrutura acionista, que poderá ter lugar numa fase de criação oi expansão de sua atividade.
Além das fontes de recursos, outra decisão é preciso ser tomada. Que é a modalidade de aplicações. Que são operações realizadas pelas empresas com o objetivo de gerar recursos financeiros. Essas aplicações se apresentam em 4 modalidades:
Aplicação Financeira: é a compra de um ativo financeiro na expectativa de que, no tempo, produza um retorno financeiro ou seja espera-se não só