Sistema de estoque
No artigo mostra diversos sistemas de estoque.
Sistema abc-que - determinar os itens por valor de estoque e quantidade fiscal.
Sistema de máximos e mínimos ou de quantidades fixas-neste sistema há necessidade de que seja estabelecido o consumo previsto a fixação do período de consumo para o item desejado.
Sistema de revisão periódica-onde a reposição do material em ciclos de tempos iguais ou períodos de revisão levando em consideração um estoque mínimo ou de segurança
Sistema de planilha de requisição de materiais-permite que a empresa calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento.
Sistema jit é um sistema de produção de bens e serviços no momento em que são necessarios.
Sistema de duas gavetas-para itens de pequeno tamanho, grande quantidade e pequeno valor unitário.
Os estabelecimentos farmacêuticos não adquirem quantidades fixas e nem tampouco, estabelecem ponto de pedido para cada item, pois muitos itens são regulados por ima demanda sazonal, enquanto que outros oportunizam a oferta do fornecedor.
Analisando os sistemas verifica-se a impossibilidade de utilização de um único sistema de controle sem que sejam agregados a procedimentos complementares.
Baseando-se nas necessidades farmacêuticas foi elaborado um sistema de controle de estoque confiável para tomada de decisões e para facilitar o gerenciamento de estoque e controle de itens no estoque.
O modelo deve atender as seguintes diretrizes
1 cadastro informatizado
2 fixação de um estoque mínimo por item
3 estabelecimentos de quantidades perdidas por item
4 estabelecimento