Sistema de controle corporeo
PS: Plegia- paralisia
Parestesia- Perca de sensibilidade
Cont. Sistema nervoso Central (SNC)
Substancia Branca e Substancia Cinzenta A- Substancia Branca- A substância branca se refere a um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios e gânglios. É o tecido através do quais mensagens passam entre diferentes áreas da substância cinzenta dentro do sistema nervoso. A substância branca é branca por causa da substância gordurosa (mielina) que envolve as fibras nervosas (axônios). Essa mielina é encontrada em quase todas as fibras nervosas longas e atua como isolante elétrico. Isso é importante porque permite que as mensagens passem mais rapidamente dum ponto a outro. (Conjunto de axônios e bainha mielina).
No encéfalo fica localizado na parte Interna.
Na medula espinhal é localizado nos periféricos. B- Substancia Cinzenta- Substância cinzenta (ou massa cinzenta) é um importante componente do sistema nervoso central, consistindo de corpos de células nervosas, A substância cinzenta contém o corpo celular do neurônio, em contraste com a substância branca, a qual não contém e, em sua maioria, contém tratos de axônios mielíticos. A substância cinzenta é composta de corpos celulares de neurônios. Essa substancia inclui regiões do cérebro envolvidas no controle muscular, percepção sensorial - como visão e audição, memória, emoções e fala.
No encéfalo está localizado no córtex.
Na medula espinhar se localiza na parte interna.
2- Sistema nervoso periférico (SNP)- O sistema nervoso periférico, chamado simplesmente de SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). é constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. Os nervos se dividem em Craniano e Raquidiano ou espinhal (sempre aos pares).
3- Sistema nervoso autônomo (SNA)- Sistema nervoso autônomo é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao