Resenha do livro "para gostar do direito" - joao baptista herkenhoff
Esta foi à sexta vez que a Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação se reuniu para deliberar atuação conjunta e projetos entre os dois países
A Sexta Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação (CAN) aconteceu nesta quarta-feira (20), em Brasília (DF), e contou com a participação do vice-presidente, Michel Temer, e do presidente da Rússia, Dmitry Medvedev. A possibilidade de novas parcerias começou a ser planejada durante a visita da presidenta Dilma Rousseff a Moscou, em dezembro do ano passado. Na ocasião, foi assinado o “Plano de Ação da Parceria Estratégica: Próximos Passos”, documento que lista projetos em que os dois países terão atuação conjunta.
Entre os destaques do encontro desta quarta-feira estiveram a cooperação em fóruns multilaterais, os acordos de livre comércio e a participação no G20 e no Conselho de Segurança da ONU, além da crise financeira internacional e a defesa dos direitos humanos.
Os presentes determinaram, ainda, a realização de reuniões de Subgrupos de Trabalho de Cooperação Econômica, Comercial e Industrial, Energia, Espaço, Ciência e Tecnologia, Financeiro, Cultura e Esporte, Agropecuário e Técnico Militar, durante o segundo semestre de 2013, com o objetivo de preparar a VI Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível.
Cooperação Econômica e Comercial
Os representantes dos dois países reiteraram o interesse de fortalecer acordos comerciais já existentes e criar novos canais de comércio. Nos dias 18 e 19, em Salvador (BA), outro grupo de trabalho debateu meios de aproximação entre os empresários, sugerindo intercâmbio entre produtos e serviços de pequenas e médias empresas, compra de equipamentos para indústrias, parcerias para combater contrabandos, linhas de créditos específicas para operações de importação e exportação, mais diálogo entre bancos e instituições financeiras das duas nações e, ainda, a abertura de um escritório de