Fisiologia dos Zang Fu
Zang Fu (órgãos e vísceras)
Profa. Márcia Valéria Rizzo Scognamillo Szabó marciascognamillo@yahoo.com.br 03 e 04/08/2013
1 Introdução
2 Coração
3 Fígado
4 Pulmão
5 Baço-Pâncreas
6 Rim
7 Pericárdio
8 Estômago
9 Intestino Delgado
10 Intestino Grosso
11 Vesícula Biliar
12 Bexiga
13 Triplo Aquecedor
14 Os Seis Sistemas Internos Yang Extraordinários
15 Inter-Relacionamentos dos Sistemas Zang
16 Tabelas: relações Zang Fu
1 Introdução
Assim como anatomistas e fisiologistas dividem o organismo em sistemas orgânicos, agrupando órgãos com funções semelhantes, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) há milênios preconiza a existência dos Sistemas Internos.
A MTC tem seus alicerces na teoria do Tao e suas polaridades Yin e Yang, a lei que rege o universo. Para entender e explicar as relações entre universo e organismos, se desenvolveu a teoria dos Cinco Movimentos. A aplicação das teorias da MTC na compreensão de processo fisiológicos e integrativos dos organismos gerou a teoria dos Sistemas Internos.
A teoria dos Sistemas Internos, dentre as teorias médicas chinesas, é a que melhor expressa a visão do organismo como um todo. Esta teoria representa os inter-relacionamentos existentes entre a fisiologia orgânica, as emoções, as atividades mentais, os tecidos, os órgãos dos sentidos e as influências ambientais.
A teoria chinesa dos Sistemas Internos, como todas teorias da MTC, emprega linguagem simbólica e utiliza termos comuns à medicina ocidental, porém com um sentido mais amplo. Segundo a teoria dos Sistemas Internos, os termos Coração, Pulmão, Rim e outros não são considerados órgãos isolados e sim sistemas complexos que, além de incluir características anatômicas e funcionais, englobam emoções e atividades mentais, correspondência com fatores ambientais, relação com canais de energia, tecidos distantes do órgão anatômico, além de outros aspectos.
Há dois tipos de Sistemas