O papel das Emoções
Kohlenberg, R. J. e Tsai, M. (2001)
O Papel de Emoções e Lembranças do Comportamento
Aluno: Marizil de Oliveira
Emoções e lembranças sempre ocuparam uma posição central em psicoterapia.
EMOÇÕES
Muitas pessoas acusam erroneamente os behavioristas radicais de sustentarem a teoria de caixa preta da emoção, onde as emoções ocorrem dentro da pessoa, desinteressando o analista do comportamento.
Behavioristas radicais: “como as pessoas sentem é frequentemente tão importante quanto aquilo que elas fazem”
Sentir é verbo e ao mesmo tempo substantivo.
Como verbo, sentir é uma atividade. Como substantivo é sinônimo de emoção e afeto. Objetos são vistos; sentir é o objeto que é sentido: “eu sinto um sentimento”.
Sistemas nervosos sensoriais interoceptivo e proprioceptivo estão envolvidos com o processo do sentir. O proprioceptivo está envolvido com o sistema motor. O interoceptivo está envolvido com a estimulação das vísceras. Ambos os sistemas são estimulados pelo medo, raiva, depressão, etc.
Pouco é conhecido sobre quais órgãos específicos estão envolvidos com os sentimentos.
O estado do corpo é “um produto colateral de causas ambientais” (Skinner, 1974, p. 242). Para cada comportamento há um estado do corpo.
Skinner descreve uma situação de um homem criticado no emprego, o qual desenvolveu um padrão de resposta emocional: a raiva. Rosto avermelhou, mãos transpiraram, diminuiu bruscamente os movimentos peristálticos e a digestão estomacal, assumiu expressões faciais específicas de raiva. Falou secamente com os colegas, bateu uma porta, chutou um gato e se interessou em assistir uma briga de rua. Para o homem ele sentia a raiva, enquanto as pessoas ao redor poderiam dizer que ele estava com raiva.
Algumas pessoas dizem que “sentem de uma forma e agem de outra”. Na visão comportamental o comentário é irracional, pois tudo que se sente são estados corporais que são respostas às ações. Então, no comentário, existem dois estados corpóreos que podem ser