Manual de Biossegurança
DE
BIOSSEGURANÇA
BIOSSEGURANÇA em SERVIÇOS de SAÚDE
Saúde e doença é o resultado de uma série de interações complexas entre um agente, o hospedeiro alvo da ação do agente e o ambiente comum a ambos. Dentro deste contexto, os agentes são os microorganismos associados às infecções hospitalares, os hospedeiros os pacientes e os profissionais de saúde, e o ambiente os hospitais ou unidades de saúde.
O profissional da saúde, atuando em hospitais ou unidades de saúde, ambientes repletos de microorganismos, pode ser um veículo de transmissão de infecção hospitalar como também pode ser vítima de acidente de trabalho e ser contaminado por algum microorganismo presente nos pacientes. Por isso, é importante que todos os profissionais que estão envolvidos com serviços de saúde tenham conhecimento sobre controle de infecção hospitalar e o riscos ocupacionais a que estão expostos para que possam minimizá-los.
___________________________________________________________________
Para melhor entendimento do assunto abordado, algumas definições de termos são importantes:
Definições:
Infecção Comunitária (IC)
É aquela constatada ou em incubação no ato da admissão do paciente, desde que não relacionada com a internação anterior no mesmo hospital.
Infecção Hospitalar (IH)
É qualquer infecção adquirida e manifestada durante a internação do paciente ou após a alta quando puder ser relacionada com a hospitalização.
NOÇÕES BÁSICAS DE MICROBIOLOGIA
Conceito:
É um dos ramos da biologia que estuda os diferentes microorganismos existentes no planeta, além de estudar ainda como é o relacionamento dos homens com estes pequenos seres vivos.
Definições Básicas:
1. Aeróbio: é um organismo que necessita de oxigênio para sobreviver.
2. Anaeróbio: é um organismo que vive em altmosfera com pouca tensão de oxigênio, e que não sobrevive quando o oxigênio está presente.
3. Portador: é um indivíduo que carrega um microorganismo causador de