Sistema de Comutação
Jeremias Boechat Simão
Matrícula: 1411080
Faculdade Sumaré
Rede de Computadores – 2014
Para começarmos a falar da Área de Telecomunicações, precisamos entender um pouco sobre sua história e fundamentos:
Resumo Histórico
Em 1875, Alexandre Graham Bell (1847 - 1992) produziu o primeiro sistema telefônico com transmissão elétrica inteligível da voz, através de fio, invenção patenteada no ano seguinte. O fato motivou inúmeros estudiosos, cientistas e inventores a buscar um outro tipo: comunicações sem fio ou comunicação rádio, wireless, em inglês. Dentre eles destacaram-se:
Marchese Guglielmo Marconi (1874 - 1937): engenheiro, físico e inventor italiano, iniciou uma série de experimentos bem-sucedidos com sinais telegráficos sem fio, na Itália e na Inglaterra. Em 1897, fez demonstrações chegando a enviar sinais a 12 milhas de distância. Marconi é considerado o inventor do rádio. Em 1909, recebeu o prêmio Nobel de Física.
Alexandr Stepanovich Popov (1859 - 1905): físico e engenheiro elétrico nascido na Rússia, trabalhou na recepção de sinais eletromagnéticos, independente de Marconi.Desenvolveu um sistema de comunicações rádio para navios russos, em 1898. Na Rússia, é considerado o inventor do rádio.
Sir Oliver Lodge, em 1894, apresentou a sociedade real britânica um transmissor e um receptor de rádio, por ocasião de uma homenagem póstuma de Hertz.
As telecomunicações constituem o ramo da engenharia elétrica que trata do projeto, da implantação e da manutenção dos sistemas de comunicações e têm por objetivo principal atender à necessidade do ser inteligente de se comunicar a distância. É comum omitir-se o prefixo tele e usar apenas comunicações.
Através dos sistemas de comunicações os assinantes, usuários ou correspondentes trocam informações, operando equipamentos terminais, elétricos ou eletrônicos, tecnicamente compatíveis com o sistema. As informações fluem pelos canais de