RESUMO DE FILOSOFIA
2. RESPONSABILIDADE MORAL: responsabilidade é cumprimento de deveres. Responsabilidade constitui a conseqüência necessária. O homem é RESPONSÁVEL MORAL, “apenas” pelos atos que pratica consciente e livremente. O ato moral supõe que o homem o tenha praticado com consciência e lucidez, requer o conhecimento da conseqüência decorrente do ato. Além disso, o ato deve ser praticado de forma livre, sem coação ou distúrbio psíquico incontrolável, nem coação externa, que sob grave ameaça pode ter influenciado na decisão em cometer determinado ato.
3. MENTALIDADE FATALISTA: é a negação da liberdade. Segundo duas correntes, uma em que os fatos de nossa vida fazem parte de um sistema de causas e efeitos do qual não podemos escapar e outra de que os fatos são pré-determinados por um força superior, divina (Deus).
4. FATALIDADE E LIBERDADE: A liberdade é limitada, condicionada por uma série de fatores. É a capacidade de escolher entre uma coisa ou outra, entre isto ou aquilo, entre o bem e o mal. Já a fatalidade não permite escola, pelo contrário, nega esta possibilidade ao atribuir os atos e acontecimentos algo já pré-definido, pré-destinado. Fatalidade é alienação pura, liberdade não.
5. IDEOLOGIA: surge a partir da combinação de criações mentas com possibilidade de ação. É um conjunto de idéias e representações sociais que conduzem o homem a ação, ao mesmo tempo que justificam a forma como eles se associam para viver.
6. CARACTERÍSTICAS DA IDEOLOGIA:
Prescrição de normas, para a conduta humana, para manter a ordem social. Parte da idéia de que a ideologia não se compõe de idéias abstratas ou desligadas do real, mas de representações que se concretizam e movem os interesses do homem,