Biologia
É o nome dado à qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese.
2- HETERÓTROFO:
Ser vivo que não produz com seu organismo seu próprio alimento depende de outros para obtenção de alimento.
3- PECILOTÉRMOS:
Animal cuja temperatura corporal sofre variação conforme o ambiente. Répteis são animais pecilotermos. 4- HOMEOTERMOS:
São os animais que têm a capacidade de regular a temperatura interna corpórea, ou seja, independentemente do meio externo, seu corpo sempre está com a mesma temperatura. Aves e mamíferos são homeotermos.
5- PROCARIONTE:
Na grande maioria são organismos unicelulares, que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membrana, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico.
6- Eucarionte:
Os organismos eucariontes podem ser unicelulares– protistas e alguns fungos como as leveduras ou multicelulares –fungos, plantas e animais, cujas células têm o núcleo individualizado por um invólucro nuclear, células eucarióticas. Têm uma estrutura mais complexa que as células procarióticas e possuem estruturas endomembranares, organelos.
7- CISSIPARIDADE (divisão binária)
Este tipo de reprodução é o processo em que uma célula se divide em duas, por mitose, e origina duas células geneticamente idênticas. A divisão binária ocorre em muitos organismos unicelulares e em alguns pluricelulares como, por exemplo, os corais.
8- CONJUGAÇÃO:
Troca ou transferência de material genético entre duas células ou organismos.
9- HIFAS
Os fungos são compostos por Hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este se estende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes.
10- ONÍVORO:
Os onívoros são os animais com capacidade para metabolização de diferentes