Sistema de comunicação hospitalar
Com o crescimento organizacional e a complexidade de operações em serviços, as empresas e os profissionais podem perder sua intimidade com os diferentes segmentos de mercado, descaracterizando seus serviços e correndo o risco de perder a competitividade necessária. Dessa forma, é preciso criar e gerenciar os sistemas de informações que visam atualizar e manter informada a empresa no sentido de garantir agilidade necessária.
A informação tem tido uma série de conotações distintas, seja sob o ponto de vista organizacional ou filosófico. A obtenção e posse da informação é: um instrumento e uma ferramenta necessária para que o individuo compreenda e estabeleça sua importância e relação com o ambiente, de modo a refletir e crescer pessoalmente; um instrumento de poder, ou seja, um diferencial competitivo, isto é, que tem informações e tem poder, onde tanto a área de saúde necessita de talentos técnicos, quanto a industria farmacêutica necessita cada vez mais de complexos sistemas de dados e informações; e um instrumento para a boa gestão administrativa.
Pode-se notar a importância e uma certa dicotomia dentro da área médica no sentido de preservar e, ao mesmo tempo, desenvolver e criar novas tecnologias; dentro do sigilo ético e médico, para preservar o direito de cada paciente, evitando constrangimentos pessoais, profissionais, sociais, econômicos ou até mesmo morais.
Na administração e gestão hospitalar, o foco principal dos sistemas de informações hospitalares será a boa administração e o gerenciamento dos recursos humanos, intelectuais, financeiros, mercadológicos e similares, ou seja, a informação propiciará um melhor gerenciamento e melhores resultados.
Como pano de fundo, relatórios, maquinas, equipamentos e procedimentos são utilizados para manter a qualidade das ações nos serviços de saúde.
A internet, como meio de comunicação, auxilia a empresa, tanto no nível do marketing como de comunicação ou mesmo no