Plano de aula
Planejar é uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados. É um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão, e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos.
Planejar consiste em prever e decidir sobre:
Que pretendemos realizar?
O que vamos fazer?
Como vamos fazer?
E como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido. O plano é o resultado, é a culminância do processo mental de planejamento. O plano, sendo um esboço das conclusões resultantes do processo mental de planejar, pode ou não assumir uma forma escrita.
2- tipos de planejamento na área da educação.
No campo da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento que inclui as abrangências e complexidade: A) Planejamento de um sistema educacional – é feito a nível nacional, estadual e municipal, consiste no processo de análise e reflexão das várias facetas de um sistema educacional, prever as dificuldades e alternativas de solução. Esse sistema educacional reflete a política de educação adotada. B) Planejamento geral das atividades escolar- é a tomada de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão das ações, tanto pedagógicas quanto administrativa que devem ser executadas de uma forma participativa por todo o corpo docente da escola. C) Planejamento curricular- é a previsão dos diversos componentes curriculares que são desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e a previsão dos conteúdo programático de cada componentes. Este plano é elaborado pela escola, por todos aqueles que participam do processo pedagógico. D) O planejamento didático ou de ensino- é as ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos e a organização das atividades