Sistema de cames
]
Sumário
1-Definição ................................................................................... 3
2- Geometria da Came ................................................................. 5
3- Parâmetros de desempenho ..................................................... 7
4- Cames Tangentes e de Arcos de Circunferência ..................... 14
5- Determinação gráfica do perfil da came ............................... 15
1-Definição: Mecanismo utilizado para transmitir um movimento a um outro elemento denominado seguidor, ele é obrigado a manter contato com a superfície da came, em quaisquer que sejam as condições de funcionamento O came gira e faz com que o seguidor realize um movimento alternativo.
Podemos classificar as cames como: Lineares:
Figura 1:Cames Lineares
De disco: É uma came rotativa e excêntrica. O disco, devidamente perfilado, gira com velocidade constante e fixado a um eixo. O eixo comanda o movimento alternativo axial periódico de uma haste denominada seguidor. A extremidade da haste da came de disco pode ser: de ponta, de rolo e de prato.
Figura 2: Cames de disco
Cilíndricas: tem um formato cilíndrico ou cônico onde é feita uma ranhura ou canaleta. Durante a rotação do cilindro em movimento uniforme, ocorre deslocamento do seguidor sobre a ranhura. O seguidor é perpendicular à linha de centro do tambor e é fixado a uma haste guia.
Figura 4: Cames cilíndricas
Os seguidores são classificados em função da forma de contato, da posição, do deslocamento e do tipo de retorno: Quanto a forma de contato: Figura 5: Tipos de contatos dos seguidores
Onde: (a) Seguidor de ponta; (b)Seguidor de face plana; (c)Seguidor de face esférica; (d)Seguidor de rolete Quanto a posição em relação ao eixo de giro do came:
Figura 6: Classificação quanto a posição em relação ao eixo de giro do came
Quanto ao tipo de deslocamento do seguidor
Figura 7: Tipos de