Análise cinética de um mecanismo excentrico do tipo came
Disciplina: Conceito Cinemático de Mecanismos
Universidade Paulista – UNIP
2012
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo, analisar o comportamento gráfico do elemento mecânico CAME e relacionar a diferença entre os movimentos harmônicos e cicloidais. Os gráficos de deslocamento, velocidade, aceleração força de inércia, força resultante, força da mola e torque foram obtidos para cada um dos casos e seus valores cruzados por uma ferramenta computacional que através das equações características de cada sistema possibilitou a analise visual das principais características dos CAMES a fim de identificar as principais vantagens e desvantagens de cada aplicação.
INTRODUÇÃO
O Came é um elemento mecânico que tem como função o acionamento de uma haste denominada seguidor, que por meio de contado direto transforma movimentos de rotação em movimento de translação ou oscilação. Sua classificação é feita de acordo com o tipo de movimento, trajetória e tipo de superfície do seguidor; outra característica importante no Came é que em todos os casos o seguidor deve ser vinculado ao Came, este vinculo é feito através de mola, por gravidade ou por vinculo mecânico. Cada característica apresentada gera uma resposta diferente, por este motivo para padronizar as amostras utilizamos o Came radial, com deslocamento de translação e seguidor com face de rolamento e retorno por mola para todos os casos. Os dados foram tratados pela ferramenta computacional o MatLab da MathWorks.
CAPÍTULO 1: CAMES
Antes de analisar os resultados deve-se entender de uma maneira geral o funcionamento do Came. O principal objetivo do Came não é a rotação e sim o deslocamento gerado pelo seguidor, este movimento é que estamos analisando, para sabermos se o Came que estamos utilizando atende a necessidade de movimento, velocidade, freqüência e torque requeridos pelo sistema ao qual está empregado, com isso devemos gerar uma forma numérica