sistema de apoio ao executivo
Sistema de apoio ao executivo (SAE) É um sistema que auxilia na tomada das decisões atendem ao nível estratégico da organização. Foi criado para incorporar dados de fontes externas e também adquirem informações resumidas dos sistemas SIG e SAD internos, gerando um ambiente de processamento enfocando nas aplicações internas, filtram processos, rastreamento das ações dos concorrentes, identificando com isso algumas possibilidades e tendências do mercado.
Sem o Sistema de Apoio ao Executivo (SAE), os Executivos (Administradores) recebiam uma quantidade enorme de relatórios (em papéis) sobre a saúde financeira da empresa, porém alguns não realizavam uma análise adequada e correta, provocando ações que no futuro, se revelavam prejudiciais para a empresa, e irreversíveis na maioria dos casos.
Com a utilização do Sistema de Apoio ao Executivo (SAE) estes profissionais executam os cruzamentos dos dados conforme a necessidade, e abstraem gráficos através de ferramentas analíticas, de filtros ou de diagramas que revelam o sucesso ou não dos processos internos e externos da empresa.
SAE possuem ferramentas para modelagem e análise que exigem do executivo alguns conhecimentos básicos adquiridos através de treinamentos e um raciocínio logico apurado, e logo estará apto utilizar a solução. Estas características de modelar e analisar comprova o valor de flexibilidade destes sistemas.
A velocidade, qualidade e a quantidade de informações permitem aos executivos monitorar com eficiência todos os processos da empresa.
Existe também uma ferramenta de apoio ao SAE, o B.I (Business Intelligence), pode ser traduzido como inteligência de negócios. Esta definição surgiu em meados dos anos 80 para facilitar os acessos e as explorações dos dados da empresa, analisando os mesmos e desenvolvendo propostas para incremento da tomada da tomada de decisão.
Conclusão
Diferentemente de outros sistemas o SAE (Sistema de apoio ao executivo) permite