Sistema circulatório
O crescimento e a manutenção da vitalidade do organismo são proporcionados pela adequada nutrição celular. A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sangue circulante transporta o material nutritivo que foi absorvido pela digestão dos alimentos às células de todas as partes do organismo, o oxigênio que é incorporado ao sangue, quando este circula pelos pulmões, será levado a todas as células. Além desta função primordial, o sangue circulante transporta também os produtos residuais do metabolismo celular, desde os locais onde foram produzidos até os órgãos encarregados de eliminá-los (pulmão, rim ou fígado).
O sangue possui ainda células especializadas na defesa orgânica contra substância estranhas e microrganismo. O sangue percorre todo o sistema circulatório através das artérias, dos capilares e das veias, em um trajeto que começa e termina no coração. A circulação inicia-se no princípio da vida fetal e calcula-se que uma determinada porção de sangue complete seu trajeto circulatório em torno de um minuto.
[pic]
O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, sendo o coração o centro funcional que bombeia o sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O coração é formado por quatro cavidades; as aurículas direita e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.
O sangue procedente de todo o organismo chega à aurícula direita através de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurícula direita se contrai, impulsiona o sangue através de um orifício até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde