Economia e mercado
Já vimos que o mercado é o local onde ocorrem as transações comerciais ou de negócios, e ele tende a equilibrar-se com a lei da oferta e da procura. Mas que ferramentas o mercado utiliza para o seu funcionamento?
Vamos estudar a seguir os tópicos: a moeda; a oferta de moeda; criação e destruição de moeda; os meios de pagamento, a base monetária, o efeito multiplicador da moeda bancária e seus impactos sobre as organizações e sobre o nível de preços da economia; o mercado de divisas internacionais; as vantagens comparativas entre as nações, as razões de um intercâmbio comercial com o exterior e as ameaças e oportunidades para as organizações desse intercâmbio; taxa de câmbio: conceito e formas de estabelecimento da taxa de câmbio de equilíbrio; o balanço de pagamentos e a inserção das organizações na política cambial; variáveis macroeconômicas do mercado de bens e serviços e seus impactos nas organizações; medição da atividade econômica como um todo: o produto nacional e suas diversas composições; o multiplicador de renda e seus impactos sobre as organizações e; mudanças de salários, lucros, impostos, juros, câmbio e oferta de moeda e seus impactos no nível de preço e produção.
3.1 Moeda
Estamos falando de dinheiro, seja em papel, seja em metal.
Mas velhos provérbios populares já consideravam a moeda como sendo “o vil metal”.
Será que ela é o vilão ou o herói da história? Moeda é o meio pelo qual são efetuadas as transações monetárias, ou seja, é somente o meio de fazer pagamentos (por exemplo, o dinheiro é uma forma de moeda, mas não o cartão de crédito, que é apenas um meio de transferir ativos, no caso o dinheiro, para realizar pagamentos).
Bem ou mal, certamente o dinheiro é necessário para que se realizem pagamentos por serviços ou produtos. Como se costuma dizer, “dinheiro é o que move ou faz funcionar o mundo”.
Pode-se notar que a moeda é importante em todas as transações comerciais.
Mas onde ela funciona?
Funciona no mercado, o local