Bio-residuos
Tratamento e Gestão dos Resíduos Sólidos
Campanha de Sensibilização dos Bio-resíduos nas cantinas do campus da Universidade de Aveiro
Docentes: Arlindo Matos e Ana Paula Gomes Aluno: Fernando Anísio Perpétuo Coelho, n.º mec.: 37536
Aveiro, Maio de 2011
0
Índice
Introdução ………………………………………………………………………… 2 Enquadramento …………………………………………………………………… 2 Prevenção …………………………………………………………………………
3
Caso de estudo: Prevenção dos Bio-resíduos nas cantinas da Universidade de Aveiro…………………………………………... 4 Conclusão ………………………………………………………………………… Referências bibliográficas ………………………………………………………..
9
11
1
Introdução
Ao longo dos últimos anos, associado ao progresso tecnológico, à melhoria da qualidade de vida e ao aumento do consumo tem estado uma produção cada vez maior de resíduos sólido. De todos os alimentos produzidos no mundo, um terço é desperdiçado (FAO, 2011). Portanto, é imperativo uma mudança na percepção dos valores e nas atitudes face ao progressivo consumo e aos seus efeitos a nível ambiental. De entre os principais problemas relacionados com eliminação de resíduos urbanos (RU) salienta-se a presença de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) nos aterros, os quais dão origem à formação de lixiviados e emissões gasosas que necessitam de tratamento. Os RUB, para além de serem um recurso em termos de alimento, apresentam um conjunto de nutrientes e um potencial como condicionador do solo, extremamente útil à agricultura podendo também em certos casos serem utilizados para a produção de biogás. De entre os RUB’s, os bio-resíduos correspondentes à fileira da matéria orgânica putrescível é definido na Directiva 2008/98/CE como: os resíduos de jardim biodegradáveis; os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos restaurantes, das unidades de catering e de retalho; e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos