Sistema Circulatório Aves
CORAÇÃO
- Circulação dupla: Dois circuitos: o pulmonar (pequena circulação), de baixa pressão, prevenindo edemas e danos ao pulmão; o sistêmico (grande circulação), de alta pressão, pois o sangue precisa chegar à periferia do corpo e passar através de tecidos que podem possuir sua própria pressão interna (ex: músculos em contração).
- Fechada: o sangue corre em vasos sanguíneos, não no tecido.
Com isso, o volume sanguíneo é fixo (~7% peso corporal) e caso haja maior demanda de oxigenação por parte dos tecidos, isso implica em aumento do trabalho do coração (frequência cardíaca sobe). - Completa: há a separação TOTAL do sangue oxigenado e do não-oxigenado, já que o coração possui 4 cavidades distintas (2 átrios/2 ventrículos) e completamente separadas.
Melhora a disponibilidade de oxigênio e sustenta o metabolismo acelerado das aves (vôo + endotermia). Coração proporcionalmente maior e com batimentos mais frequentes quando comparados a mamíferos de mesmo porte.
- Sistema circulatório semelhante ao dos mamíferos; 2 diferenças principais: o arco aórtico é voltado para a direita, e nos mamíferos para a esquerda; as hemácias são nucleadas.
- Controle do coração: sistema nervoso autônomo (nó sinoatrial - se localiza onde no embrião era o seio venoso, que depois se torna vestigial - inicia o batimento; nó atrioventricular, localizado entre o átrio e o ventrículo - propaga o batimento para os ventrículos), hormônios e temperatura.
Capacidade intrínseca de contrair-se ritmicamente.
Sístole: contração do músculo cardíaco.
Diástole: relaxamento do músculo cardíaco.
Ocorre o enchimento do átrio -> sístole atrial - sangue é impulsionado para o ventrículo -> sangue no ventrículo : diástole atrial e sístole ventricular -> sangue sai do coração pelas artérias (aorta ou pulmonar), diástole ventricular.
- Anatomia do coração
2 Átrios e 2 Ventrículos completamente separados.
LADO DIREITO: carrega sangue não-oxigenado, proveniente do corpo e que