tratamento de rejeitos organicos
Toda atividade do homem tem como consequência a produção de resíduos e a alteração do meio que o cerca. O desenvolvimento dos grandes centros urbanos tem conduzido a um aumento desordenado na geração de resíduos e a consequente poluição ambiental. As quantidades geradas são assustadoras, o que vem acelerando o ritmo de degradação dos recursos naturais. Somando-se ao lodo de esgoto e lixo urbano, existe uma infinidade de outros resíduos orgânicos de origem agrícola ou industrial, nas formas sólida, pastosa ou líquida (por exemplo, vinhaça, esterco, efluentes, lodos outros, etc.), cujos descartes indevidos também podem causar problemas ambientais; contudo, esses problemas podem ser minimizados por meio da reciclagem, mediante a análise criteriosa de suas características e avaliação do potencial de uso agrícola, com ou sem pré-tratamento.
O QUE SÃO REJEITOS ORGÂNICOS?
São resíduos para os quais ainda não há tecnologia ou viabilidade econômica para o seu reaproveitamento ou reciclagem.
MÉTODOS DE TRATAMENTO
BIODIGESTORES
Biodigestor é um reservatório onde se coloca a biomassa misturada com água. É no seu interior que acontece a fermentação da biomassa, dando origem ao biogás. O biogás é obtido a partir da decomposição da matéria orgânica (biomassa). A biomassa é colocada dentro do biodigestor, onde através da digestão e fermentação das bactérias anaeróbicas é transformada em um gás conhecido como metano. Após todo o processo de produção do biogás, existe uma sobra dentro do biodigestor que podemos chamar de biofertilizante. Ele pode ser usado como adubo orgânico para fortalecer o solo e para o desenvolvimento das plantas.
LODO DE ESGOTO
Esse processo consiste em reutilizar o lodo de esgoto, jogando-o no solo objetivando sua fertilização. Para que o lodo possa ser utilizado na agricultura, é preciso tratar seu conteúdo. Uma análise verifica se há metais pesados, agentes patogênicos e helmintos. Depois