Sistema circulatório
Sistema circulatório: mamíferos
Sistema circulatório: répteis
Sistema circulatório: aves
Sistema circulatório dos peixes
O sistema circulatório dos peixes é simples e completo, o sangue passa uma única vez pelo coração, ou seja, da uma volta completa pelo corpo e não há mistura de sangue venoso com arterial.
O coração possui apenas duas cavidades, sendo elas um ventrículo e um átrio. Pelo coração dos peixes passam apenas sangue venoso, pois o sangue venoso provém do corpo e não das brânquias. As brânquias são as responsáveis pelo oxigenamento do sangue.
Sistema circulatório dos mamíferos
O sistema circulatório ocorre de maneira dupla e completa, isso quer dizer que o sangue passa duas vezes pelo coração e o arterial não se mistura com o venoso. O coração é o responsável por exercer a pressão que dará impulso para a circulação do sangue que se dá por meio das veias.
O coração é dividido em átrio e ventrículo esquerdo e direito, o lado direito bombeia sangue sem oxigênio e o esquerdo bombeia o sangue oxigenado.
Sistema circulatório dos répteis
Répteis possuem dupla circulação e sistema circulatório fechado com onde o sangue venoso e o arterial se misturam parcialmente.
Os répteis possuem coração com três cavidades, répteis crocodilianos apresentam (diferentemente de outros répteis) dois ventrículos onde também ocorre a mistura do sangue arterial com venoso. Répteis também apresentam sangue frio e, portanto baixa energia.
Sistema circulatório das aves
Apresentam circulação dupla, que significa que o sangue passa duas vezes pelo coração, circulação dupla é uma característica dos animais homeotérmicos ( animais com capacidade de manter a temperatura corporal constante e alta taxa metabólica) e circulação completa que significa que sangue arterial e venoso não se misturam.
O coração das aves apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventríloquos) que estão completamente separados. O sistema