Sistema Digestorio e Circulatorio dos animais
Os órgãos do sistema digestório propiciam a ingestão e nutrição do que é ingerido, permitindo com que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo organismo.
PEIXES
Nos peixes, o alimento é ingerido pela boca e sofre um inicio de uma trituração no esófago. A trituração dos alimentos é feita essencialmente no estômago. Órgãos como o fígado e o pâncreas dispõem de novas enzimas digestivas à medida que o alimento viaja pelo tubo digestivo. Os intestinos completam o processo de digestão e de absorção dos nutrientes
ANFIBIOS.
A língua pode desenrolar-se para fora, é grudenta, e é uma das características dos anfíbios anuros. Eles não mastigam, só esmagam com as mandíbulas e engolem. No fígado há reserva de glicogênio e em várias partes do corpo acumula-se gordura. O tubo digestivo termina em uma cloaca.
REPTEIS.
O sistema digestivo dos répteis é formado por boca, faringe, esôfago que conduz ao estomago, intestino e cloaca.
Os anexos são o fígado e o pâncreas. Estes órgãos estão adaptados aos hábitos alimentares das espécies.
A maioria dos répteis não aquáticos possui glândulas orais mais desenvolvidas que nos anfíbios, devido à necessidade de umedecer o alimento seco para reduzir a fricção durante a deglutição.
Estas glândulas orais incluem as glândulas palatinas, as labiais, as linguais e as sublinguais. As glândulas venenosas dos répteis originam-se destas glândulas orais.
A boca nas tartarugas é desprovida de dentes, possuindo bico córneo de origem epidérmica.
AVES.
No sistema digestório das aves há uma dilatação no esôfago chamada de papo, que serve para armazenar o alimento e também para umedecê-lo, tornando-o mais macio. Ao armazenar os alimentos no papo, a ave tem a oportunidade de digeri-lo em um local mais seguro.
Logo depois do papo, encontra-se um estômago dividido em duas partes, chamadas de proventrículoe moela. No proventrículo, também