sistema carotideo
A irrigação da cabeça e do pescoço tem origem a partir das artérias Carótidas comuns.
Sua obstrução parcial ou total em um dos lados, causa sequelas neurológicas bastante severas, desde paralisias de uma metade do corpo, como também dificuldades na elaboração das palavras dentre outras.
O conhecimento da distribuição de seus ramos e territórios de irrigação, são de grande valia para fisioterapêutas, dentistas e neurocirurgiões, fato este que me motivou a escrever esse tema.
Origens e Trajeto
As artérias Carótidas comuns, são duas artérias que tem origem direta e indiretamente do arco aórtico.
A artéria Carótida Comun Direita ( ACCD) sai juntamente com a a. Subclávia de um pequeno tronco arterial denominado Tronco Braquiocefálico, primeiro ramo do arco aórtico. Já a a. Carótida Comus Esquerda, sai diretamente do arco aórtico.
Após sua origem, ascende no pescoço acompanhada lateralmente pelo nervo Vago e pela veia jugular interna, estando localizada sobre o m. Esternocleidomastódeo e platisma.
Durante seu trajeto no pescoço, as aa. Carótidas comuns não emitem ramos colaterais.
Ramos terminais
Ambas as ACC terminam se bifurcando na altura do corno maior do osso hióide, ao nível da 4a. vértebra cervical, onde originam as artérias Carótidas Externa (ACE) e Interna ( ACI).
ARTÉRIA CARÓTIDA EXTERNA (ACE)
É responsável pela irrigação de estruturas do pescoço, da face e do couro cabeludo.
RAMOS:
Para efeito didático, podemos dividir seus ramos em Anteriores, Mediais e Posteriores
Ramos anteriores:
1. A. Tireoídea Superior - emite ramos glandulares para a glândula tireóide, a a, Laríngea superior e ramo esternocleidomastóideo. Termina anastomosando-se com sua homônima e com ramos glandulares das aa. Tireoídeas inferiores
2. A. Lingual - esse ramo pode ter origem sozinho ou por meio do tronco lingofacial que é bastante comum. Em raras exceções pode ter origem em comum com as