Sistema circulatório
Esse sistema é constituído por dois sistemas distintos, mas que se relacionam: o sistema cardiovascular e o sistema linfático. Ele é o primeiro a se desenvolver no embrião, por volta da 3° semana.
1) Sistema Cardiovascular:
É constituído pelo circuito pulmonar (pequena circulação) e pelo circuito sistêmico (grande circulação). É formado pelo coração – a bomba de sangue – artérias e veias – condutoras do sangue bombeado – e capilares – nos locais de trocas com o tecido.
1) Coração:
É composto por três camadas: endocárdio, miocárdio e epicárdio.
• Endocárdio: constituído por endotélio e subendotélio. O subendotélio possui uma camada interna, uma camada média e uma camada externa (todas tendo como referencial a luz do coração). É no subendotélio que estão as fibras condutoras de estímulos de Purkinje.
• Miocárdio: camada muscular do coração. É constituída por tecido muscular estriado cardíaco. Entre as células musculares cardíacas estão os discos intercalares (união entre células onde existem desmossomos, zonas de oclusão, junção do tipo GAP,etc.)
• Epicárdio: também é chamado pericárdio visceral. Ele é uma membrana serosa de revestimento do coração e, portanto, um epitélio com seu conjuntivo.
O coração possui quatro tipos de miócitos. São eles:
• Miócitos contráteis: células que contraem o músculo cardíaco.
• Miócitos secretores: secretam ANP (Peptídeo Atrial Natriurético) que controla a excreção de Na⁺ pelos rins, além de atropeptina, cardiolatina e cardionatrina. Por controlar a excreção de Na⁺ pelos rins, o ANP ajuda no controla da pressão arterial.
• Miócitos geradores de estímulos: Elas geram estímulos para a contração da musculatura cardíaca e formam o nó sino-atrial. O estímulo sai do coração para o nó atriventricular. Depois para os feixes de His, fibras de Purkinje e, por fim, para os miócitos contráteis. O estímulo é conduzido por