Anatomia cabeça e pescoço
1) INTRODUÇÃO :
Nosso objetivo é mostrar de maneira clara e abrangente a anatomia de superfície do pescoço em conjunto com seu conteúdo , formado por vasos , músculos , nervos , fáscias e ossos ; destacando seus relevos , que não são muitos , e que por isso exigem sua divisão em trígonos ou triângulos . Isso se torna necessário pelo grande número de vasos e nervos importantes nessa região , dando ênfase ao plexo cervical .
2) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DE SUPERFÍCIE DO PESCOÇO :
#Estruturas Superficiais do Pescoço : As estruturas do pescoço podem de um modo geral ser palpadas , apesar da coluna vertebral encontrar-se profundamente situada no pescoço . Entre estas estruturas podemos citar o ápice do processo transverso do atlas , que pode ser palpado a aproximadamente um centímetro abaixo e à frente do processo mastóide . O tubérculo anterior do processo transverso da sexta vértebra pode ser palpado profundamente no pescoço , junto à borda do músculo esternocleidomastóideo , sendo este tubérculo denominado tubérculo carótico ou de Chassaignac , que é o ponto preferido para comprimir a artéria carótida comum para parar sangramentos . O osso hióide pode ser palpado no ângulo reentrante , entre o queixo e a parte anterior do pescoço . Ele está situado ao nível da quarta vértebra cervical , e seu corno maior estende-se para trás , em nível com o ângulo da mandíbula .
- Músculos Superficiais do Pescoço :
a)M. Esternocleidomastóideo – é o músculo mais proeminente do pescoço , nítidamente visível na maioria das pessoas , em toda a sua extensão , desde o processo mastóide até as porções esternal e clavicular . Ele é uma longa faixa muscular oblíqua na região ântero-lateral do pescoço , onde separa o trígono anterior do posterior , área de reparo para localização de órgãos cervicais . Este músculo traciona a parte posterior do crânio para baixo e para o mesmo lado , rodando-a para diante , isto é ,