Sistema Bin Rio
O sistema binário também conhecido como sistema de base 2 é utilizado por sistemas digitais e é representado por dois dígitos o 0 e o 1, sendo que a combinação desses dois dígitos gera informações como letras, frases e textos. O sistema binário moderno foi estudado por Gottfried Leibniz e utilizado para desenvolver a álgebra Booleana que permite realizar operações com apenas dois dígitos ou estados (Verdadeiro e falso, ligado e desligado).
Para obter um número binário é necessário dividir um número decimal por 2, sendo que o número em base 2 será formado pelo resto da divisão (0 ou 1), a partir do último resultado obtido.
Sistema Octal
O sistema octal utiliza base 8, sendo uma alternativa para o binário, possuindo uma aritmética parecida. Esse sistema pode ser obtido através de vários métodos, sendo um deles o das divisões sucessivas por 8, onde a fração decimal é dividida por oito e o resultado inteiro é o primeiro dígito. A parte fracionária do resultado é dividida por oito até que seja nula ou inferior a 8 obtendo assim os outros dígitos.
Famílias Lógicas
As famílias lógicas foram criadas a partir do surgimento do transistor buscando padronizar os sinais elétricos para cada nível lógico.
Uma das famílias é a TTL (Transistor Transistor – Lógic) onde a tensão de alimentação se restringe a 5V contínuos, mas possui uma faixa que corresponde aos níveis lógicos 1 e 0. O circuito TTL também possui uma faixa que compreende a tensão de 0,8 à 2 V que não reconhece os níveis lógicos. A família possui duas séries sendo que a que inicia pelo número 54 é de uso militar e a 74 para uso comercial.
Família CMOS
A família CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) utiliza o canal N e o canal P no mesmo circuito para aproveitar as vantagens de ambas as famílias lógicas.
Tem como principais características a imunidade a ruídos, faixa de alimentação de 3V a 18V e baixo consumo de corrente.
A CMOS tem fabricação mais simples que a TTL, mas são mais lentos.