Trabalho De Micose
A micose é uma doença de pele causada por fungos que pode afetar, além da pele, as unhas, couro cabeludo e a virilha. Ela pode se manifestar de diferentes formas e em todas elas é necessário algum tempo de tratamento.
O tratamento para micose é feito com o uso de medicamentos via oral e pomadas, durante semanas ou até meses. Os remédios caseiros são bons complementos e muitas vezes eficazes no combate à micose.
Sintomas da micose
Os sintomas da micose incluem:
Coceira;
Pele descamativa;
Frieira: Lesão na pele que descama e coça, geralmente nos pés, entre os dedos;
Impigem: Lesão arredondada, com bordas levemente avermelhada que coçam e descamam.
Estes sintomas podem aparecer em qualquer parte do corpo.
Forma de contágio da micose
Alguns ambientes como vestiários, boxes de banheiros, ambientes profissionais em que prevalece a umidade são ambientes que favorecem o contágio da micose.
Prevenção da micose
Como formas de prevenção da micose, recomenda-se: ter bons cuidados de higiene; manter o corpo limpo e seco; evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos.
Além disso, os indivíduos devem utilizar roupa de algodão que permita a pele respirar.
Como tratar a micose
Para tratar a micose, pode-se utilizar cremes, pomadas ou loções de uso tópico e, em alguns casos,o uso de medicamentos orais, quando receitados pelo médico.
O tempo de tratamento pode variar de 30 a 60 dias (nas mãos) e de aproximadamente 1 anos nos pés, e é importante que o paciente não abandone o tratamento antes da liberação do médico, pois é normal que os sintomas desapareçam antes da completa remissão da doença.
Tipos de micoses: Micoses Superficiais : (tineas) são infecções causadas por fungos. Podem afetar a pele, cabelos e unhas, que são camadas queratinizadas do organismo. Dá-se o nome de dermatofitose a micoses superficiais causadas por três gêneros de fungos: zoofílicos, geofílicos e antropofílicos. Vários fatores são determinantes para a