SISMOLOGIA
A Sismologia é o ramo da Geofísica que estuda os terramotos (ou sismos): suas causas, efeitos, a propagação das ondas de vibrações emitidas pelo teremoto, etc. A Sismologia também utiliza as ondas emitidas pelos terremotos para estudar a estrutura da Terra. r
Epicentro - Termo que designa, em geologia, o ponto da superfície terrestre onde se registra a intensidade máxima de um movimento sísmico. Em geral situado sobre o hipocentro, ponto subterrâneo em que se origina o foco do sismo.
Hipocentro - Ponto do interior da crosta terrestre de onde se origina o terremoto.
Falha – ruptura, que ocorre quando o limite de elasticidade é atingido, ao longo da qual ocorreu um movimento relativo entre os dois blocos separados.
Para se poder considerar uma fratura, uma falha, as duas placas ou uma delas tem de se mover.
Ondas sísmicas – libertação súbita de energia, lentamente acumulada no foco, traduz-se pela vibração das partículas rochosas que se transmite segundo superfícies concêntricas.
Causas dos sismos
Sismos e tectónica de placas:
Tsunami ou raz de maré ou maremoto – ondas marinhas de longo período e de grande comprimento de onda causadas por sismos, com foco pouco profundo nos fundos oceânicos e que em determinadas condições podem ser responsáveis por inundações.
Para haver um tsunami o foco tem de ser no oceano e pouco profundo, e tem que haver deslocamento de placas ao longo da falha.
Sismos intraplacas – sismos que ocorrem em falhas activas localizadas no interior das placas litosféricas. Sismos interplacas – sismos que ocorrem em falhas localizadas nas fronteiras das placas litosféricas. São os mais abundantes.
As placas podem afastar-se (tensão), colidir (compressão) ou simplesmente deslizar uma pela outra (torsão).
Com a aplicação destas forças, a rocha vai-se alterando até atingir o seu ponto de elasticidade, após o qual a matéria entra em ruptura e sofre uma libertação brusca de toda a