Direito
1. Dê o conceito de: etnografia; etnologia; alteridade; antropologia; etnocentrismo; cultura.
Etnografia: É como se chama os registros de uma raça, ou o registro da genealogia de uma raça que habita uma determinada região. é um método tradicional que visa realizar a descrição dos significados pertencente a um determinado grupo. Todo grupo social atribui significados às suas experiências de vida.
Etno=Raça
Grafia = Escrita, descrição...
Etnologia: estuda todos os fatos documentados no sentido antropológico cultural e social. A Etnologia analisa e compara as culturas estudas pela Etnografia.
Basicamente, a Etnologia era compreendida como o estudo das sociedades primitivas; atualmente é considerada um estudo das características de uma etnia (grupos humanos). Esses grupos humanos podem ser povos ou grupos que possuam estrutura socioeconômica homogênea, com comunhão cultural e linguística.
Alteridade: seria, portanto, a capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Colocar-se no lugar do outro numa relação interpessoal junto com a consideração, valorização, e dialogando com o outro. Isso ocorre com relações étnicas, religiosas, etc. Não há a preocupação de destruição da outra cultura quando a prática da alteridade acontece , no modo de agir, de pensar ou falar, A prática da alteridade leva ao ato da cidadania estabelecendo uma relação pacífica e construtiva com a diferença, conforme se identifique, discirna e aprenda a aprender com o contrário. O choque sempre ocorre, a partir do momento em que duas ou mais culturas encontram-se, mas isso é necessário para que haja a troca de informações entre eles, uma relação interpessoal.
Antropologia: Portanto a antropologia é a ciência que estuda o homem em geral, o homem total – desde o seu aspecto físico á sua cultura, á sua maneira de ser e viver, á sua organização social, etc.
Etnocentrismo: é um conceito da