Siscomex
É um sistema informatizado que interliga exportadores, importadores, despachantes aduaneiros, comissários, transportadores e outras entidades ao Decex - Departamento de Operações de Comércio Exterior, Banco Central e à Secretaria da Receita Federal.
Permite processar o registro de operações de importação e exportação.
O SISCOMEX foi implantado em 1993 para agilizar e desburocratizar as operações de exportação e em 1997 passou a operar nos processos de importação. Tendo sido reformulado em outubro de 2006 o modulo para exportação tendo suas informações disponibilizadas na internet. As entidades interessadas em exportar necessitam de uma senha para operar o Siscomex, para o registro de suas operações, ou para autorizar bancos, corretoras de câmbio e despachantes aduaneiros, que disponham de senha, a efetuar registros no SISCOMEX.
Para isso a empresa deve procurar a SECEX ou a Delegacia de Receita Federal mais próxima. Esse credenciamento é realizado com a apresentação do contrato ou estatuto social, cartão CGC, CPF do responsável pela empresa e procuração, se for efetuado por terceiros.
Por meio deste sistema, trabalha-se com o comércio exterior, obtendo-se registros de exportadores e importadores, acessando um sistema de cadastro pela internet
Emissão de documentos: * Registro de Exportação * Registro de Venda * Solicitação de Despacho * Licença de Importação
Siscomex-Importação
O Siscomex é um instrumento que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior (importação e exportação), através de um fluxo único, computadorizado, de informações, cujo processamento é efetuado exclusiva e obrigatoriamente pelo Sistema. É administrado pelos seguintes órgãos gestores:
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX);
Secretaria da Receita Federal (SFR);
Banco Central do Brasil (BACEN). A chamada “Família Siscomex” abrange os módulos de Importação, Exportação