sintomas sistemicos do lupus
Sistema nervoso
O lúpus pode cursar com síndromes neurológicas e psiquiátricas. O sistema nervoso esta comprometido em mais de metade dos pacientes com lúpus.
As lesões neurológicas ocorrem por tromboses e vasculites, que acabam por provocar AVC.
Alterações psiquiátricas também podem ocorrer devido ao lúpus. As mais comuns são a psicose, onde o paciente começa a ter alucinações, e a demência, com perda progressiva da memória e da capacidade de efetuar tarefas simples.
Não raramente outras manifestações que podem aparecer são:
Coração
Inflamação isolada da membrana que envolve o coração (pericardite) não é rara e é facilmente resolvida. Palpitações, falta de ar e dor no precórdio são sinais de alerta e podem estar presentes desde o início da doença.
Pulmões
Mais da metade dos pacientes sentem dor nas costas ou entre as costelas devido à inflamação da pleura. Quando é leve, só aparece ao respirar fundo e a radiografia pode ser normal, isto é, sem derrame. Piorando, a dor fica mais forte e a respiração mais difícil e acompanhada de tosse seca.
Também ocorrem inflamação nos alvéolos e nas artérias.
Vasos
É muito freqüente que os pacientes com a doença estejam com mãos frias que, quando em contato com superfície gelada ou quando a temperatura ambiente é baixa, passam de pálidas para roxas (cianose) e por vezes com dor na ponta dos dedos. Chama-se fenômeno de Raynaud.
Inflamação de vasos chama-se vasculite. Dependendo da intensidade da inflamação haverá de manchas eritematosas até pontos de gangrena na região irrigada pelos vasos comprometidos.
Rins
É muito freqüente haver glomerulonefrite lúpica. Felizmente, a maioria dos pacientes sofre de lesões leves e não progressivas, sendo sua única evidência discretas alterações no exame de urina, ou apresentam lesão renal que responde muito bem ao tratamento.
Quando há proteínas, hemácias, leucócitos e vários tipos de cilindros no exame de urina e aumento da