LUPUS
CONCEITO
• O Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imunológico do corpo tornase hiperativo e ataca o tecido saudável do corpo. Isto resulta em sintomas tais como inflamação, inchaço, e danos nas articulações, da pele, dos rins, do sangue, do coração e dos pulmões.
• Quando normal, o sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos, a fim de proteger e lutar contra os antígenos, tais como vírus e bactérias. O Lúpus torna o sistema imune, desta forma não conseguindo diferenciar entre antígenos e tecido saudável. Isto leva o sistema imunológico a usar os anticorpos contra o tecido saudável, ou seja, o sistema imunológico volta-se contra o próprio corpo. TIPOS
• Lúpus discoide: A inflamação é sempre limitada à pele.
Este tipo pode ser identificado a partir do surgimento de lesões cutâneas avermelhadas que costumam aparecer no rosto, na nuca ou também no couro cabeludo.
• Lúpus sistêmico: Costuma ser mais grave que o Lúpus
Discoide e, como o nome diz (sistêmico=geral), pode afetar quase todos os órgãos e sistemas. Em algumas pessoas predominam lesões apenas na pele e nas juntas, em outras podem predominar as juntas, rins, pulmões, sangue, em outras ainda, outros órgãos e tecidos podem ser afetados.
TIPOS
• Lúpus induzido: Ocorre como consequência do uso de certas drogas ou medicamentos. A lista atual de possíveis responsáveis inclui quase uma centena de drogas sendo os mais conhecidos a procainamida e a hidralazina. Os sintomas são muito parecidos com o lúpus sistêmico. Os próprios medicamentos para lúpus também podem levar a um estado de lúpus induzido. Com a suspensão do medicamento responsável os sintomas normalmente desaparecem. PREDOMINÂNCIA
• Sexo: Há um nítido predomínio no sexo feminino (8 mulheres em cada 10 portadores), aparecendo geralmente durante os anos férteis (da menarca à menopausa).
• Faixa etária: A maior parte dos diagnósticos acontece entre os 15 e os 40 anos, apesar de poder surgir