solucao tampao
Em 1851, o médico francês Pierre Lazenave observou pessoas que apresentavam “feridinhas”n na pele, como pequenas mordidas de lobo. E em 1895, o médico canadense Sir William Osler caracterizou melhor o envolvimento das várias artes do corpo e adicionou a palavra “sistêmica” à descrição a doença.
LÚPUS= lobo eritematoso= vermelhidão sistêmico = todo.
O que e Lúpus
O Lúpus é uma doença crônica que pode afetar pessoas de todas as idades, raças e sexo. Tendo, no entanto, nas mulheres adultas o maior número de pacientes.
(90% São mulheres, entre 15 e 40 anos de idade)
É considerada uma doença autoimune porque o corpo não tem as defesas necessárias para combater as infecções e ainda se ataca a si próprio. (O sistema imunitário é uma rede complexa de órgãos, tecidos, células e substâncias encontradas na circulação sanguínea, que agem em conjunto para nos proteger de agentes estranhos. Nos doentes de Lúpus este deixa de reconhecer constituintes do seu próprio corpo, passando a atacá-los como se fossem estranhos).
Não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, mas e uma doença crônica, não tem cura, podendo haver uma remissão que permita a paragem do tratamento por grandes períodos de tempo ou ate para o resto da vida.
Causas prováveis Do Lúpus
O Lúpus é uma doença de causa desconhecida. Mas vários estudos levam a algumas hipóteses:
Genética: Alguns cientistas acreditam numa predisposição genética a doença, mas ainda não se conhece os genes causadores, ate porque apenas 10% dos pacientes são hereditários e só 5% de crianças de pais que tem Lúpus são mulheres em idade fértil, parece haver uma associação com estrógeno, (um hormônio produzido pelas mulheres em seus anos reprodutivos) que se revelou, em experiências feitas o animais, ter um efeito acelerador na doença: fêmeas a que retiraram os ovários antes da puberdade, e que receberam altas doses de hormônio masculino, tiveram a doença menos intensa ao contrário das que receberam