LÚPUS
O QUE É A LÚPUS?
R- O lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença auto-imune do tecido conjuntivo, de causa desconhecida que pode afetar qualquer parte do corpo.
Assim como ocorre em outras doenças auto-imunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamações dano tecidual. Uma a cada duas mil pessoas possui esse problema, sendo mais comum em mulheres negras e latinas (atingindo 1 a cada 245).
COMO SE CLASSIFICA A DOENÇA?
R- Existem 03 tipos de Lúpus: o lúpus discóide, o lúpus sistêmico e o lúpus induzido por drogas.
Lúpus discóide
É sempre limitado à pele. É identificado por inflamações cutâneas que aparecem na face, nuca e couro cabeludo. Aproximadamente 10% das pessoas lúpus discóide pode evoluir para o lúpus sistêmico, o qual pode afetar quase todos os órgãos ou sistemas do corpo.
Lúpus sistêmico
Costuma ser mais grave que o lúpus discóide e pode afetar quase todos os órgãos e sistemas. Em algumas pessoas predominam lesões apenas na pele e nas articulações, em outras pode haver acometimento dos rins, coração, pulmões ou sangue.
Lúpus induzido por drogas
O lúpus eritematoso induzido por drogas ocorre como conseqüência do uso de certas drogas ou medicamentos. A lista atual de possíveis responsáveis inclui quase uma centena de drogas sendo os mais conhecidos a procainamida e a hidralazina. Os sintomas são muito parecidos com o lúpus sistêmico. Os próprios medicamentos para lúpus também podem levar a um estado de lúpus induzido. Com a suspensão do medicamento responsável os sintomas normalmente desaparecem.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
R- O lúpus não pode ser contraído de outra pessoa. A causa do lúpus é desconhecida. Provavelmente mais de um fator está envolvido no desenvolvimento do lúpus. Alguns fatores que suspeita-se possam estar envolvidos com o desenvolvimento do lúpus são:
Ambiente (luz solar, estresse, certos medicamentos e vírus). Hormônios (lúpus é mais comum em