Sintese
DCHT - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias
Campus XXII- Euclides da Cunha - BA
Componente Curricular: Estágio I
V Semestre - Noturno
Docente: Miriam Barreto
Acadêmica: Carine Silva.
SÍNTESE
O presente trabalho buscar elucidar pensamentos acerca dos textos Pesquisa e prática docente na formação de professores, que tem como autor Antenor Rita Barbosa e o texto Estágios e práticas em diferentes tempos e espaços de aprendizagem de Ana Lúcia Gomes da Silva. Buscando mostrar a importância do estágio e do entender do contexto social do individuo para a aplicação de uma prática pedagógica de forma objetiva.
O autor Antenor Rita Gomes vem abordar questões acerca da educação do ser professor e o paralelo entre prática e estágio na formação de professores. O autor aborda a questão do ser profissional e pesquisador, ambos caminham juntos e são essenciais na criação de um ser individual e singular na profissão. No decorrer do texto o autor analisa a educação formal e afirma:
Toda educação se dá em determinado contexto, mas, em se tratando de educação escolar formal, nem toda educação pode ser dita contextualizada, por não ser, em todo caso, concebida e desenvolvida a partir de um determinado contexto social, político e cultural, ao qual se destina (p. 38)
Assim Antenor nos passa a valorização do contexto social e deixa subentendido o aprender a partir do vivo e do que nos é passado, mas não se deixando de lado a importância da estruturação e toda ideologia encontrada no âmbito escolar. A análise acerca do paralelo entre o cultural e o educacional em se, nos remete a importância do estágio e da prática não só pedagógica, mas também o por em prática o que se foi sugado de experiências.
Em sequência no texto Estágios e práticas em diferentes tempos e espaços de aprendizagem Ana Lúcia da Silva vem abordar e mostrar as análises por ela feitas em um cárcere. As analises abordadas pela autora são surpreendentes, até