Ética profissional na indagação e questionamento da realidade cotidiana do assistente social
Norinei Serra Lopes Matos
Prof. Edeltrudes Castro Melo Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES0541) – Prática do Módulo I
14/12/2009
RESUMO
Ao tratarmos das questões éticas e morais, estaremos enfatizando sobre o processo histórico da ética dentro do Serviço Social e, para isso, recorremos a uma pesquisa in loco, a fim de mostrar à sociedade como se faz serviço social em Casas de Apoio. Escolhemos a Casa de Apoio Projeto Nova Vida, uma Entidade Filantrópica, que trabalha com adolescentes em conflito. Introduziremos neste trabalho, a forma com a qual o assistente social atua, sua luta diária e os problemas enfrentados no seu cotidiano.
Palavras-chave: Ética; Assistente Social; Casas de Apoio.
1 INTRODUÇÃO
Inicialmente abordaremos a consciência ética, enfatizando que ela é um elemento indispensável da prática profissional de todo Assistente Social, haja vista, que a ética é a disciplina crítico-normativo que, estuda as normas de comportamento humano, mediante as quais o homem tende a realizar na prática atos identificados com o bem. A finalidade deste trabalho consiste em refletir sobre a Ética Profissional, sob o olhar investigativo e crítico do Assistente Social.
A ética basea-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir” da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela ética: “o que é” o homem e “para que vive”, logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios da Ética. (MOTTA, 1984, p.69).
02 Desde então, a sociologia, a medicina, a engenharia genética e outras ciências se deparam a