Inquisição
*Afonso dias da Silva
*Lucélia Silva de Sousa
RESUMO: A Inquisição ou Santa Inquisição foi um tribunal criado pra julgar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados na igreja. Os Tribunais da Inquisição levaram ao medo, a tortura, e a morte de milhares de pessoas, as perseguições tinham motivos religiosos, morais e também financeiros.
PALAVRAS-CHAVE: julgar, perseguições, tortura, morte.
Instaurada para identificar e punir os hereges cátaros e sua doutrina de oposição entre o bem do espírito e o mal do corpo, a inquisição foi oficializada em 1233, no papado de Gregório IX. O Tribunal do Santo Ofício da Inquisição mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges (praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é definido pela Igreja Católica) por praticarem atos considerados bruxaria, heresia ou simplesmente por serem praticantes de outra religião que não o catolicismo, Inquisição é o ato de Inquirir que significa: indagar, investigar, pesquisar, interrogar, judicialmente, os hereges seriam hoje os protestantes, os evangélicos.
A verdade é que embora o apogeu da Inquisição tenha se dado no século XVIII, as perseguições aos hereges pelos católicos, têm registros bem mais antigos. No século XII os “albigenses” foram massacrados a mando do Papa Inocêncio III que liderou uma cruzada contra aqueles que eram considerados os “hereges do sul da França” por pregarem a volta da Igreja às suas origens e a rejeição a opulência da Igreja da época, foi uma verdadeira carnificina, o legado papal dizia: ”matem a todos, Deus, no outro mundo reconhecerá os seus, isto é, Deus distinguirá entre o católico e o herege.”
Em 1229, no concílio de Toulouse, foi criada oficialmente A Inquisição, ou Tribunal do Santo Ofício, em 1252, a situação que já era ruim, piora, o Papa Inocêncio IV publica um documento, o “Ad Exstirpanda”, onde autoriza o uso da tortura como forma de conseguir a conversão e declarou que: “os hereges