Sintese socioeconomica brasil atual 2014
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
UNIDADE ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS ECONOMICAS
CARLOS DE ALMEIDA SANTOS
2014.2.021.0082-8
Evolução dos indicadores socioeconômicos do Brasil no período recente
GOIÂNIA
2014/2
PROFESSOR
MAURO CÉSAR
Evolução dos indicadores socioeconômicos do Brasil no período recente
Este trabalho tem como objetivo possibilitar o conhecimento sob a realidade socioeconômica brasileira, principalmente para avaliar os níveis de bem-estar das pessoas, famílias e grupos sociais, o acesso a diferentes serviços, bens e oportunidades.
GOIÂNIA
2014/2
INTRODUÇÃO
Situação atual da economia brasileira, que já entrou em recessão, o governo já se alertou, mesmo que tardiamente, tomando medidas para voltar a ter o controle das contas. Contextualizando, entre 2002 e 2012, a sociedade brasileira passou por mudanças que produziram impactos significativos sob as condições de vida da população.
O dinamismo do mercado de trabalho se traduziu no crescimento da população ocupada e na formalização das relações de trabalho, onde uma quantidade maior de trabalhadores passou a contar com uma série de direitos e benefícios vinculados a posse da carteira de trabalho e a contribuição previdenciária.
O crescimento real do rendimento do trabalho ampliou não apenas o acesso de mais trabalho ao mercado de consumo, como também reduziu os diferenciais de rendimento de trabalho.
Evolução recente da situação social e econômica no Brasil
Situação da economia
Em 2010, a revista The Economist apontou o Brasil em matéria de capa, na qual louvava o bom desempenho da economia e as perspectivas positivas que se abriam para o país. Três anos depois, a revista publicou reportagem argumentando que a economia desandara, pedindo a cabeça do ministro da Fazenda. Não é difícil ver por que a revista mudou tão radicalmente de