DESENVOLVIMENTO HUMANO ENVELHECIMENTO
RESUMO
Entende-se por envelhecimento uma serie de alterações que ocorre no organismo com o tempo vivido.
O envelhecimento não está vinculado somente a quantidade de anos que o indivíduo viveu, mas também a perda de suas funções orgânicas.È algo inevitável, é um processo que ocorre com todas as espécies vivas e entrada nesta fase da vida depende de vários aspectos, principalmente, a forma como cada indivíduo reage com o avanço da idade.
As teorias genéticas classificam o processo de envelhecimento desde o nascimento até a morte e como um fato geneticamente programado. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em seu último relatório técnico “Previsões sobre a população mundial”, elaborado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, nos próximos 43 anos o número de pessoas com mais de 60 anos de idade será três vezes maior do que o atual. O processo de envelhecimento no Brasil é um fenômeno recente na população. Estudos apontam que o processo de envelhecimento causa danos irreversíveis, isso se dá pela falta de política publica que cuide da prevenção a saúde e as poucas condições socioeconômicas e culturais que idosos passam em suas fases anteriores, levando ao envelhecimento com uma pouca qualidade de vida saudável. O envelhecimento representa uma etapa do desenvolvimento pessoal, cuja característica principal é a acentuada perda da capacidade de adaptação com a diminuição da vitalidade e um aumento da vulnerabilidade de todas as funções dos indivíduos.
Uma das características hoje dos tratamentos desferidos pelos geriatras, psiquiatras, psicólogos, é dar muita atenção àquilo que foi perdido, e não se focar naquilo que o idoso ainda tem enquanto capacidades.
Existem dois conflitos básicos na velhice, são eles:
a) A sua aceitação ou recusa da situação de velho;
b) A sua aceitação ou rejeição pelo meio. Com isso, requer-se maior atenção voltada para esta população, auxiliando no enfrentamento das mais