sintese reflexiva: promovendo saude bucal na infancia e adolescencia
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
BACHARELADO EM ODONTOLOGIA
SÍNTESE REFLEXIVA
WATT, Richard G. Introdução. IN: Bonecker, Marcelo; SHEIHAM, Aubrey. Promovendo Saúde Bucal na Infância e Adolescência: Conhecimentos e práticas. São Paulo/SP: Ed. Santos, 2004, p. 1-12.
O primeiro capitulo do livro Promovendo Saúde Bucal na Infância e Adolescência: Conhecimentos e práticas, de Richard G Watt aborda o papel do Odontólogo na área de prevenção em saúde bucal e quais as estratégias eram, são e precisam ser abordadas nesta área, avaliando os resultados e concluindo a eficiência de cada uma.
É claro que ao longo dos anos a área de prevenção avançou bastante, é dito isso por Richard ao refletir que no passado tinha-se um grande enfoque apenas no tratamento, na enfermidade, e que atualmente esse quadro se modificou, visto que, percebeu-se que as doenças bucais são problemas significativos de saúde publica no Brasil e precisa de atenção, dessa forma, tem-se um maior interesse em promover saúde, prevenir as doenças, no entanto, os recursos empregados são poucos e a maioria dos métodos utilizados só possuem resultados a curto prazo, não tendo efeito efetivo na realidade de uma população. Pode ser visto a inutilidade da maioria das técnicas preventivas convencionais a partir da revisão da eficácia. As revisões buscar filtrar as técnicas que funcionam das que não funcionam, e a partir disto, elaborar técnicas melhores. É claro, que por mais que esforços, dedicação tenham sido deliberados para as ações de prevenção convencionais, sem uma visão maior do problema não é possível ter sucesso.
É preciso ter uma visão bem mais global do problema e atuar a partir dessa visão global. Os problemas de saúde bucal, não são apenas as caries, as gengivites e tantas outras, os problemas bucais englobam todas as condições que permitem as doenças de aparecerem. São as dietas inadequadas, fumo, higiene