Smart Grid
A pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e serviços relacionados à cadeia de valor do Smart Grid proporcionará uma participação mais ativa do consumidor na gestão de sua energia e permitirá às concessionárias avaliar os benefícios e as demandas na adaptação à nova realidade. É também uma grande oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com nossos clientes, cuja participação será fundamental para o sucesso do programa.
A rede elétrica com a aplicação do conceito Smart Grid já está bem avançada na Europa e nos Estados Unidos. Existem produtos nesses locais que permitem o fornecimento de informações de consumo de todas as concessionárias de serviços públicos, como água, gás e energia elétrica, em apenas um aparelho, traduzidas em valores correspondentes à moeda local.
O Programa Smart Grid não é de interesse somente da concessionária. As práticas adotadas para sua implantação e os resultados alcançados são estratégicos e de interesse da sociedade como um todo. Os benefícios do Smart Grid se estendem a diversos atores do mercado tais como: sociedade, clientes, meio ambiente, regulador, sistema elétrico nacional e concessionárias de energia elétrica.
Para os consumidores, a aplicação dessa nova tecnologia no Brasil vai permitir a prestação de novos serviços e agilizar os que já existem, através principalmente da manutenção e do atendimento remotos, além de possibilitar ao cliente o acompanhamento dos níveis de qualidade da energia recebida. O programa de P&D também amplia o número de canais de comunicação da concessionária com o consumidor, como, por exemplo, a utilização de televisores, telefones celulares, aplicativos web, mídias sociais, canais adaptados para pessoas com deficiências ou necessidades especiais e mostradores avançados, que oferecerão ao cliente a possibilidade de acompanhar seu consumo, através de interfaces amigáveis tais como gráficos e estimativas de consumo.
Outro grande benefício para a