Smart Grid
INTELIGENTE
Alex Valadares
Breno Carvalhaes
Carolina Santos
Emerson Rodrigues
Lucas Xavier
Paulo Martins
Raylson Silva
Sabrina Souza
INTRODUÇÃO
Os sistemas de energia elétrica estão passando por transformações, que consistem nas atualizações das tecnologias de geração, transmissão, distribuição e uso final da energia elétrica.
OBJETIVO
Estudo dos parâmetros de geração e controle de energia, o Smart Grid. Mostrando a necessidade pela busca de novos meios de geração de energia.
A RESOLUÇÃO Nº 482 DA ANEEL
A resolução, normativa nº 482, publicada pela
ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 17 de abril de 2012, define a microgeração e a minigeração distribuídas e cria o sistema de compensação de energia para consumidores atendidos por concessionárias de distribuição.
REDE INTELIGENTE - SMART GRID
Nova arquitetura de distribuição de energia elétrica, mais segura e inteligente, que integra e possibilita ações de todos os usuários conectados melhorando a eficiência, confiabilidade, economia e a sustentabilidade dos serviços de eletricidade.
EVOLUÇÃO DA REDE ELÉTRICA
Rede elétrica
convencional
Rede elétrica inteligente
AUTOMAÇÃO
Com a comunicação bidirecional espera-se:
Leitura automática
Automatização de coleta de dados
Conexão e desconexão de consumidores
Impedir o furto de energia.
Detecção de faltas de energia e envio de equipes de manutenção de forma mais rápida
Informações do preço da energia
MEDIÇÃO INTELIGENTE
As informações do medidor inteligente permitem que o usuário final reduza o consumo de energia elétrica durante os períodos de maior custo da geração. Com tarifa diferenciada, os preços da energia elétrica podem variar segundo o horário, o dia da semana, e a estação do ano.
INFRAESTRUTURA
Não há possibilidade de analisar todo o sistema em tempo real se não existir uma medição instantânea na residência de cada consumidor. Para tanto, faz-se necessária a troca dos medidores eletromecânicos ou eletrônicos por