Smart Grid
1. INTRODUÇÃO 3
1.1. Definição de Smart Grid 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1. Cálculos Matemáticos 4
3. REFERÊNCIAS 5
APENDICE A – Código em C do arquivo main.c 6
APENDICE B – Código em C do arquivo funções.c 13
APENDICE C – Código em C do arquivo funções.h 14
1. INTRODUÇÃO
Com base nos conhecimentos adquiridos em sala aula, juntamente com as pesquisas realizadas, fora proposto a criação de uma solução que melhore a ordenação e análise dos dados de coleta da Smart Grid, gerando resultados mais rápidos e simples de serem analisados pelos gerentes das fornecedoras de energia elétrica (denominadas concessionárias ou permissionárias).
1.1. Definição de Smart Grid
Smart grid ou rede inteligente, em termos gerais é a aplicação de tecnologia da informação para o sistema elétrico de potência (SEP), integrada aos sistemas de comunicação e infraestrutura de rede automatizada. Especificamente, envolve a instalação de sensores nas linhas da rede de energia elétrica, o estabelecimento de um sistema de comunicação confiável em duas vias com ampla cobertura com os diversos dispositivos e automação dos ativos. Esses sensores são embutidos com chips que detectam informações sobre a operação e desempenho da rede - parâmetros, tais como tensão e corrente. Os sensores, então, analisam essas informações para determinar o que é significativo - por exemplo, está com tensão muito alta ou muito baixa.
2. DESENVOLVIMENTO
Com base nas Aulas de Classificação e Pesquisa, fora proposto inicialmente dois métodos de pesquisas para a coleta de dados na Smart Grid, a seguir apresentaremos o código desenvolvido para a busca de dados lineares e a busca de dados binários.
2.1. Pesquisa Sequencial ou Linear
Utilizamos a pesquisa sequencial quando o objetivo é encontrar algum elemento em uma lista em que os elementos não estejam organizados / classificados, comparando-os sucessivamente e sequencialmente cada elemento até que se encontre o elemento